top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Deu alterado o campo visual! Conheça uma alternativa.

Olá, como vai?

Eu sou o Dr. Honassys, médico oftalmologista.


Neste conteúdo vou falar sobre a subjetividade do exame de campo visual. E essa subjetividade muitas vezes provoca uma percepção equivocada, primeiro de que o glaucoma existe e, se existir, às vezes pode ser pior do que realmente é. Então, começo pedindo que se inscreva aqui no canal e ative as notificações, aperte o sininho, isso é importante para continuarmos levando informação de qualidade para as pessoas que mais precisam, nesse idioma aqui, mais perto, mais popular, mais silencioso. Então, vamos ao conteúdo de hoje.





Hoje vou falar sobre essa questão da subjetividade do exame. Acabei de examinar um paciente de 68 anos. Ele passou por um tratamento a laser para perfurar a íris, chamado de iridotomia em 2018; isso porque ele teve, ele tem um pouco de catarata, mas uma catarata inchada e essa catarata inchada pode fazer com que o ângulo feche, como a gente vê aqui nessa imagem aqui embaixo.


Essa imagem você pode ver em outros vídeos aqui do canal com uma resolução maior. Este vídeo não será editado, então vou em frente, será muito simples mesmo. E aqui vou mostrar o que aconteceu no exame de hoje deste Senhor em seu campo visual.


Olha só: quando a gente olha no campo visual você vê várias lesões periféricas e, a princípio, você acha que o glaucoma é de moderado a um pouco mais grave! Veja aqui o olho esquerdo dele, inclusive fazendo um contorno de um campo tubular, que indica glaucoma mais grave. Mas esse é um exame que tem uma grande subjetividade porque depende do Se o paciente vê a luz e aperta o botão, então é um exame psicofísico.


E esse exame depende da resposta do paciente. Então aquela pessoa que está, por exemplo, muito ansiosa vai achar difícil fazer esse exame; dará um falso positivo e, às vezes, também um falso negativo. Então nessa situação a gente faz a tomografia de coerência óptica para ganhar objetividade.


Então, como estão as fibras que compõem o nervo? E aí, quando a gente faz a tomografia, a gente vê aqui que as fibras estão perfeitamente normais, tanto no olho direito quanto no olho esquerdo. Portanto, aquelas lesões vistas na campimetria (ou na perimetria ou no campo visual computadorizado), caso em que são lesões falsas. O paciente como tem um pouco de catarata, ele tem uma certa dificuldade a mais. Então o que decidimos hoje é que a partir de agora só vamos avançar com exame clínico periódico com aferições de pressão, que caso a pressão esteja controlada, e aferição de tomografia de coerência óptica nesta área, principalmente do nervo que mostra a camada de fibras nervosas , que é afetado progressivamente no glaucoma. E se você gostou deste conteúdo, por favor, deixe aqui seus comentários.


Curta e compartilhe com aquela pessoa que tem dificuldade de fazer o campo. Você pode ter algumas dúvidas sobre o glaucoma e ainda ter algumas dúvidas sobre a doença. Aproveite, INSCREVA-SE no canal e nos AJUDE a alcançar mais pessoas ao redor do mundo, principalmente nos países de língua portuguesa. Convido você a assistir mais um desses conteúdos que estão aqui na tela.


A visão é o sentido mais importante do ser humano! Saúde! Vejo você na próxima vez.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page