A Conexão Genética do Glaucoma_ Proteja sua Visão! 👁️🧬

Se um familiar seu tem glaucoma, qual o risco relativo de você desenvolver também esta doença?

E nesse conteúdo, eu vou lhe mostrar um estudo que avaliou o risco de uma pessoa desenvolver glaucoma se um parente de primeiro grau tem a doença.

Então primeiro nós vamos conceituar o que é o parente de primeiro grau.

Então, parentes de primeiro grau são geralmente os pais, são os irmãos ou os nossos filhos.

E por que esse dado é importante?

A hereditariedade é um fator de risco importante para glaucoma.

E esse é um estudo asiático que eu achei interessante porque eles pegaram alguns pacientes, algumas pessoas familiares de pessoas que têm glaucoma, investigaram essas pessoas e encontraram que, entre as pessoas que tinham parentes de primeiro grau de pessoas com glaucoma, 16,6% também tinham a doença.

E, indo a mais, um dado curioso foi de que mais de um terço dessas pessoas não tinham consciência de que existia esse risco relativo - de você ter um parente com glaucoma e o seu risco ser maior para desenvolver essa doença.

Algumas inclusive descobriram durante o estudo que tinham uma doença glaucoma.

E qual a importância desse dado?

Familiares de pessoas que têm glaucoma são as que devem ter prioridade para investigação dessa doença desde cedo.

Para estas pessoas, que no meu entendimento, nós devemos canalizar os esforços do diagnóstico precoce.

Porque é aí onde nós vamos encontrar um percentual mais elevado das pessoas com glaucoma e que não tem a consciência do risco dessa doença.

Um dado importante que esse estudo também nos mostra é que muitas pessoas que têm glaucoma não têm a consciência de que estão com essa doença.

Isso ocorre porque o glaucoma, na maioria das vezes, ocorre sem nenhum sintoma.

Tá curtindo o conteúdo?

Então, deixe sua curtida e se inscreva no canal.

Os possíveis mecanismos nos quais familiares de primeiro grau tem mais glaucoma são o fator genético, a transmissão dos genes que estão relacionados a doença, e é possível também que essas pessoas compartilhem parte dos hábitos de vida das outras pessoas que têm a doença.

A hereditariedade é um fator de risco muito importante no glaucoma.

Como citado, familiares de primeiro grau têm um risco bastante elevado, 16% nesse estudo, de desenvolverem a doença glaucoma.

E se você tem familiares que tem o diagnóstico de glaucoma, é importante que você procure um oftalmologista para uma avaliação aprofundada de investigação dessa doença.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe esse conteúdo com uma pessoa que tem familiar com glaucoma e coloque aqui nos comentários as suas dúvidas e experiências.

A visão é o sentido mais importante do ser humano.

Um grande abraço e até a próxima!