top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Um objeto atingiu meu olho, o que devo fazer?

Um objeto atingiu o meu olho o que eu devo fazer? É sobre isso que eu vou falar nesse conteúdo. Se inscreva no canal!



Recebemos uma pergunta em nossos comentários falando o seguinte: "o gelo em tamanho pequeno veio em velocidade rápida e atingiu o meu olho no local de trabalho onde eu estava triturando esse gelo e agora ficou mancha manchas vermelhas nele. O que eu devo fazer?"


Assim que nós enxergamos essa pergunta nós já colocamos ali a importância dessa pessoa especificamente procurar uma #emergência oftalmológica para ver se existe alguma lesão além desse sangramento aparente da superfície, se existe algo mais grave na sua visão e fazer obviamente um tratamento em específico.


Aqui nesse conteúdo eu vou falar de forma genérica, não é em específico sobre o gelo, sobre algum objeto que possa bater no seu olho e você fique com o olho vermelho ou a visão embaçada ou algum outro sintoma o que você deve fazer.


A primeira coisa, é procurar uma #EmergênciaOftalmológica e se na sua cidade não tem uma emergência oftalmológica, consultar um  médico.


Vai em uma UPA ou numa emergência para que o médico lhe examine e observe se existe algum sinal  de algo mais grave.


Por exemplo, um exemplo de gravidade, traumas contusos quando muito fortes

podem descolar a #retina. A retina é como se fosse o filme de uma máquina fotográfica que é o olho e ela precisa estar ali na posição certinha.


Então um trauma pode provocar um descolamento da retina;

uma segunda condição que pode ocorrer - e aí geralmente demora alguns dias para desenvolver é a #catarata traumática e que cursa com a queixa de visão turva a partir daquele momento do #trauma dia após dia a visão vai ficando um pouco mais embaçada.

E o que é muito frequente quando existe essa condição e tem uma vermelhidão é a hemorragia dessa membrana que recobre a parte branca dos olhos - que é a membrana conjuntiva - e como ela contém alguns vasos capilares, alguns vasos finos,

é comum que esses vasos eles se rompam.

Embora chame bastante atenção usualmente esses são casos leves;


uma terceira condição relacionada a trauma é o aumento da pressão intraocular.

E nós  já sabemos aqui, de outros vídeos, que o aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma.


Se o trauma provocou uma elevação de pressão ocular precisa realmente usar alguns remédios para redução dessa pressão.


Mas o reforço consulte um médico oftalmologista e na impossibilidade de encontrar um médico oftalmologista numa emergência consulte um médico numa emergência para verificar se o caso é leve, algo superficial, ou se existe algo mais grave e que vá demandar até mesmo uma #cirurgia.


E se você gostou desse conteúdo compartilhe com ao menos uma pessoa que tem possibilidade de ter trauma ocular como por exemplo pessoas ciclistas que andam com essa área desprotegida, motociclistas que andam com a viseira aberta ou que praticam alguma atividade que tenha essa possibilidade de receber algum objeto diretamente no seu globo ocular.


E você tem dúvida sobre trauma ocular e outras condições que afetem os olhos ?

Coloque para mim aqui nos comentários.



A visão é o sentido mais importante do ser humano!

Um grande abraço e até a próxima!

5 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page