top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Trabeculectomia: mais uma forma de tratar o glaucoma

Atualizado: 19 de set. de 2023

Hoje nós vamos conversar a respeito da cirurgia mais clássica para o tratamento do glaucoma, cirurgia cortante mais clássica, que é a trabeculectomia.


Deixe sua curtida e se inscreva no canal!


A cirurgia cortante do glaucoma, sendo a mais clássica a trabeculectomia, é indicada - de acordo com o jornal do glaucoma, e desse artigo que foi publicado - quando as outras abordagens falharam.



A pessoa usou colírio ou múltiplos colírios, fez tratamento com laser e essas abordagens foram insuficientes para conter uma pressão ocular muito elevada.


Essa é, sem dúvida, uma indicação clássica para cirurgia cortante do glaucoma.

Esse outro estudo mostrou que uma avaliação pré-operatória ela é fundamental para o sucesso da cirurgia.


Eu vou lhe contar agora um pouquinho da minha história com a trabeculectomia.


Eu quando terminei minha residência médica fui contratado para ser preceptor de cirurgia do segmento anterior no Hospital Humberto Castro Lima e fiz durante a residência médica e também nesse período que eu fui preceptor da cirurgia do segmento anterior fiz muitas cirurgias de catarata e trabeculaectomia e, algumas vezes, estas cirurgias em combinação.


E eu observei que do jeito que nós acompanhamos os pacientes depois dessa fase de residência médica e depois de ser preceptor e eu sair para cuidar basicamente daqui da Clínica do Olho, eu passei a observar que o volume de indicações que nós tínhamos, vamos chamar assim, na vida real, ela é bem diferente daquela vida que a gente vê no hospital de referência.


O hospital de referência ele atrai de fato as pessoas com o glaucoma mais complicado, mais complexo.


E dentro dessa realidade as indicações realmente foram muito poucas e com o tempo eu deixei de fazer a cirurgia cortante.


Hoje eu tenho colegas que são da minha inteira confiança. São colegas que são experientes e quando existe a necessidade, esses colegas fazem a cirurgia dos pacientes que eu acompanho.


E vamos lá, vamos falar sobre a trabécula que é a trabeculectomia.


O que é a trabeculectomia?


É a criação de um canal acessório para a drenagem do líquido da pressão.

Essa comunicação é feita do interior do olho para a parte externa do olho, nessa parte branca, a gente cria uma bolsa chamada de bolsa filtrante.


E o líquido da pressão fica em cima da esclera, que é a parte branca, e é coberta pela área, que é a membrana conjuntival, que é transparente.


E essa bolsa vai aceitar esse líquido produzido e que antes elevava demais a pressão.

Então é uma comunicação artificial entre a parte interna do olho com a área externa.


Quanto aos resultados, a cirurgia de trabeculaectomia geralmente é eficaz em reduzir a pressão.


A maior parte dos pacientes tem o benefício da redução da pressão para os níveis desejados, sendo que muitas dessas pessoas deixam de utilizar os colírios.


E o que é delicado nessa cirurgia?


A área operada, que tem essa bolsa filtrante, ela é mais delicada do que o restante do olho.

Então deve-se tomar um cuidado especial e evitar traumas, por exemplo, nessa área.


Os cuidados pós-operatórios, eles são fundamentais para recuperação e cicatrização adequada dessa área. Então é importante você seguir as recomendações médicas, fazer todas as visitas de revisão, utilizar todas as medicações prescritas pelo médico, pela médica oftalmologista, e deixar os olhos fechados após pingar o colírio por pelo menos um minuto e dá alguns minutos de intervalo entre a gota de um colírio e de outro.


E agora eu peço para você compartilhar conosco as suas dúvidas e comentários a respeito da trabeculectomia, a cirurgia principal, cirurgia mais clássica, cortante para o tratamento de glaucoma.


Coloque pra gente aqui por favor nos comentários.


A visão é o sentido mais importante do ser humano.


Um grande abraço e até a próxima!


13 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page