top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Tipos de Glaucoma

Atualizado: 20 de jun. de 2023

O glaucoma pode ser dividido em dois tipos: ângulo aberto ou ângulo fechado. Saber qual é o tipo de ângulo é fundamental pois vai modificar inteiramente a avaliação médica e o tratamento do #glaucoma.


A pressão ocular é fruto do equilíbrio entre a produção do líquido e de sua drenagem. Imagine uma torneira aberta, dando pressão, e um ralo drenando esta pressão. O que dizemos em relação ao ângulo aberto ou fechado é em relação ao acesso ao ralo, ele pode ser amplo, situação normal e pode ser fechado. Entre uma e outra condição existe o ângulo estreito, condição na qual o acesso ao ralo está parcialmente aberto.





Quando durante o exame o médico percebe o #ânguloFechado ou estreito é fundamental que se procedam cuidados extras e muitas vezes a dilatação da pupila pode ser adiada até que se crie condições de a iria não ocluir totalmente o ângulo de drenagem.


No glaucoma de ângulo fechado devido ao movimento da íris com sua dilatação a noite ou em condições de baixa luz existem momentos de bloqueio do ralo de drenagem e seu consequente aumento da #PressãoOcular. Neste caso a pessoa sente uma certa dor, ela pode perceber halos em torno das lâmpadas.


No glaucoma de ângulo aberto, correspondente a maioria absoluta dos casos, o acesso ao ralo de drenagem se encontra desobstruído e geralmente não há #sintomas. Eu já falei sobre cada tipo de glaucoma especificamente em artigos anteriores.


Nas duas condições o tratamento inicial pode ser feito com laser, para o glaucoma de ângulo aberto modernamente utilizamos a #trabeculoplastia seletiva a laser e para o ângulo fechado podemos utilizar os procedimentos de #iridotomia a laser e de #iridoplastia a #laser. Em muitos casos o glaucoma de ângulo fechado pode se apresentar como uma #urgência médica.


Consulte seu médico #oftalmologista.


A visão é o sentido mais importante do ser humano.


Um grande abraço e até a próxima.

Honassys Rocha

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page