top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Posso fazer Laser SLT mesmo usando colírios?

Um paciente com glaucoma me perguntou se ele pode fazer laser SLT mesmo usando colírio a cada 12h00.


É sobre isso que eu vou falar neste vídeo!




Helton Brito nos perguntou: "uso colírio há um ano posso fazer laser SLT mesmo utilizando duas gotas cada 12 horas?"


Helton, existem muitas pessoas com esse perfil, com esse perfil de usar colírio para tratar o glaucoma e eu vou responder aqui genericamente. Lembre que, para o caso em específico, consulte o seu médico, a sua médica, oftalmologista.


A resposta, falando assim de um modo geral, é sim! É possível utilizar o laser SLT ou trabeculoplastia seletiva a laser em pessoas que já utilizam um ou dois colírios.


Normalmente a indicação da trabeculoplastia é feita no começo do glaucoma ali como um primeiro tratamento, mas é possível a gente fazer uma terapia de substituição ou seja aquela pessoa que utiliza um colírio ou dois colírios e nós temos, por algum motivo, por exemplo algum efeito colateral, a necessidade de fazer uma substituição de um dos colírios e essa substituição pode ser feita com o laser o outro jeito de fazer a terapia com o laser SLT é como um terceiro tratamento, aí aliado aos dois primeiros que seriam, nesse caso, em forma de colírio.


Esta é uma possibilidade, no entanto é importante avaliar algumas características do chamado seio camerular, que é o ralo que drena a pressão e de acordo com as características desse seio, dessa área que drena a pressão,

a gente tem como - de certa forma olhando para ele - o médico oftalmologista olhando ali o sistema de drenagem vê se tem características, por exemplo, pigmentação; se tiver, quanto mais pigmento tem tradicionalmente o laser de trabeculoplastia dá um resultado melhor do que aquela malha que tem pouco pigmento; então isso depende muito da avaliação específica do seu médico, da sua médica oftalmologista.



É importante frisar que o laser ele dá um efeito semelhante a um colírio e a duração de efeito é de 1 ano e meio - a duração média de efeito - tem pessoas que tem 2 anos, 5 anos às vezes até 10 anos de efeito; assim como existem outras pessoas que podem ter algumas semanas somente de redução da pressão com o uso da trabeculoplastia, mas na média ela dá um bom efeito e dura 1 ano e meio. E pode ser reaplicada se houver essa necessidade nesse tempo depois da aplicação. É importante frisar que a trabeculoplastia seletiva a laser é um dos tipos de laser que podem ser utilizados para tratamento do glaucoma, no caso o glaucoma de ângulo aberto.


Existem outros tipos de laser que podem também ser utilizados dependendo do caso. E você tem mais dúvidas sobre essa doença glaucoma? Coloque para mim aqui nos comentários.


Se você gostou desse conteúdo compartilhe com uma pessoa que tem suspeita ou este diagnóstico.


A visão é o sentido mais importante do ser humano!

Um grande abraço e até a próxima.

9 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page