top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Glaucoma X Musculação

Fazer esforço físico de alta intensidade pode aumentar a pressão do olho?



Eu vou esclarecer uma dúvida de Felipe Bruno. Ele nos perguntou "quem tem glaucoma pode fazer musculação?" e eu vou aproveitar e juntar a essa pergunta a pergunta que Rafael Caldas nos fez também pelo canal do YouTube: "fazer esforço a pressão do olho e ele está relacionado a olho seco"? Obrigado Rafael e obrigado Felipe pelas perguntas.





Nós fizemos um vídeo que mostra a relação entre o glaucoma e exercícios aeróbicos, vou deixar o link desse vídeo, eu acho que é bom.



Em resumo, a pessoa que tem glaucoma ela se beneficia de exercícios físicos e de preferência exercícios físicos leves, aquele exercício que faz você respirar, que você faz caminhadas, por exemplo, corridas leves e de preferência ao ar livre com a exposição ao sol. Os trabalhos científicos, eles mostram que quando a pessoa tem o hábito de fazer exercícios físicos com a exposição ao sol existe um tendência de redução da pressão intraocular que pode ser de 1 a 2 MM de mercúrio. Parece pouco mais para algumas pessoas isso representa muito percentualmente da redução do nível de pressão ocular.


O segundo ponto é que na musculação, quando é feita com uma carga muito alta, existe a tendência da contração das pálpebras. A pessoa pega aquele peso, faz uma contração, e nesse momento da contração palpebral, temos uma elevação da pressão ocular.

Isso também acontece no dia a dia do consultório, no qual algumas pessoas têm uma sensibilidade muito grande nessa região e ao medirmos a pressão de fato encontramos uma pressão alta, transitoriamente, devido a essa contração. Então pra que você que tem glaucoma e que faz musculação a dica é evitar a contração dessa área ou pegar um peso que chegue no limite suportável que você não precise forçar esta área.


Um exemplo que nós podemos citar além dessa questão do exercício físico de grande intensidade e que também está relacionado ao glaucoma é o exemplo do saxofonista. O músico em questão faz uma uma força para soprar e também tem uma elevação da pressão nessa região. Isso pode aumentar também a sua pressão ocular e é clássico que saxofonistas eles têm um pouco mais de possibilidade de ter glaucoma do que pessoas que não tocam esse instrumento.


Uma outra situação importante de ser frisada é aquele quadro do glaucoma pigmentar (no nosso canal do YouTube você pode comprar alguns vídeos sobre glaucoma pigmentar), inclusive é esse o tema do meu atual artigo que eu estou me dedicando a redigir. Encontrei uma característica peculiar a esse tipo de glaucoma expresso na tomografia de coerência óptica (OCT) e aprofundando nos estudos do grupo pigmentar a gente vê que uma característica, que a interessante, desse tipo específico de glaucoma é que algumas vezes a elevação inicial da pressão ela pode se dar naquele momento de um exercício físico de muita intensidade; o paciente sente um certo desconforto quando tem uma variação grande da pressão e é nesse momento que ele deve procurar o seu oftalmologista para fazer o correto diagnóstico.


Então eu vou fazer uma revisão, a pergunta em relação a musculação e a pergunta se esforço aumenta a pressão do olho: a resposta é positiva! Se for um exercício físico de grande intensidade na musculação, por exemplo um peso muito alto. E em relação se o olho seco aumentaria a pressão, a resposta que não! Exceto naqueles casos das pessoas que utilizam para tratamento do olho seco um colírio de corticoide e que esse corticoide quando usado fora naquele tempo recomendado pelo médico oftalmologista, ele pode provocar uma elevação da pressão intraocular nesse caso de uso indevido.


Sou Honassys R. Rocha Silva médico oftalmologista e utilizo intensamente a tecnologia em favor da qualidade de vida dos pacientes com glaucoma.


Você quer me ajudar? Curta e compartilhe esse artigo.


A visão é o sentido mais quente do ser humano grande abraço e até a próxima.






2.330 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Feb 01

Olá,

Tudo bem? Tenho uma dúvida sobre glaucoma de ângulo fechado. Voltei a nadar depois de muitos anos, e após fazer as respirações no nado peito e crawl senti tontura e enjôo cada vez que parava para me recuperar. Já soube que alguns modos de respirar podem prejudicar quem tem glaucoma. Queria saber se nesse caso tem a ver já que a natação é uma atividade recomendada pra que tem esse problema e se haveria uma maneira recomendada de fazer a respiração enquanto se nada pra que isso não aconteça?

Muito obrigada

Like

Guest
Aug 29, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Parabéns Dr pelo vídeo!

Tenho glaucoma avançado e procuro sempre esclarecimentos da área, especialmente dados baseados em evidências científica!

Deus abençoe!


Like
mktclinicadoolho
mktclinicadoolho
Aug 29, 2023
Replying to

Olá! Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado! Chamo atenção para a consulta periódica com seu oftalmologista. Lembre-se, a visão é o sentido mais importante do ser humano! Abraço! 🤗

Like
bottom of page