top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Glaucoma X óculos de natação

O que tem a ver do uso de óculos de natação e a pressão intraocular?

Fique comigo até o final e aproveite a vinheta, se inscreva no canal e deixe sua curtida!


Algumas pessoas tem nos procurado, principalmente aqui nos comentários do YouTube, para saber se existe uma interferência através do uso de óculos de natação na pressão intraocular.





E o objetivo deste vídeo é lhe fornecer as informações que estão publicadas em revistas cientificas que estudaram esta relação.


Quanto maior a pressão ocular, maior é o risco de uma pessoa com glaucoma perder o seu campo visual, que geralmente acontece de fora pra dentro.



Eu recomendo que você veja uma série de vídeos, vou deixar o card aqui para que você aprenda sobre o que é glaucoma e quais são as suas manifestações.

A natação é o esporte aquático mais praticado no mundo, tanto na modalidade de diversão quanto na modalidade de competição.


Muitas pessoas que praticam a natação usam os óculos de natação e eles podem ter diversos tamanhos, diversos diâmetros. Isso inclusive foi estudado e nós vamos ver daqui a pouquinho qual a relação desse tamanho com a pressão intraocular.


O hábito de praticar natação promove uma melhor resistência física, uma melhora da função cardiovascular, melhora a coordenação motora, alivia o estresse e se você ainda não pratica natação é uma coisa a se pensar.


No entanto, faça uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de exercício que envolva um esforço físico um pouco maior.


Os estilos de natação são: o clássico crown, que é aquele de frente, o nado costas, o nado peito e o nado borboleta.


E por que usar os óculos de natação?


Primeiro, proteção contra o cloro presente na água, que pode irritar a superfície ocular.


Quando você está em uma água que tenha bastante cloro e você mergulha ali sem os óculos, você frequentemente fica com o olho vermelho e pode existir uma inflamação da superfície ocular associada a essa vermelhidão.


Segundo, o uso de óculos de natação previne contra infecções da superfície ocular.

Existe uma infecção inclusive, só um exemplo, que é provocada por uma ameba, que pode estar na água tanto do mar quanto na água doce da piscina.

A ameba é chamada de acantameba.


É uma ameba que pode provocar lesões, principalmente em pessoas que usam lentes de contato.


O uso de óculos de natação também permite uma visão mais nítida embaixo d'água.


Então, quando é um esporte de competição, você vai ali nadando e você pode ver a faixa onde você se encontra e se guiar pelo que está marcado ali no piso da piscina.


E, além de tudo, o uso dos óculos dos natação proporcionam uma prática desportiva muito mais agradável.


Dentro dos praticantes de natação, certamente existem pessoas que têm glaucoma.


E é para essas pessoas que que essa informação é mais importante.


Eu investiguei na literatura médica, através do Google acadêmico, e selecionei esses dois artigos que a gente vai ver a seguir.


Eles estudaram a relação dos óculos, do uso de óculos de natação, com a pressão intraocular.

Esse primeiro artigo, ele demonstrou que o uso de óculos de natação, de fato, aumenta a pressão intraocular.

Esse estudo foi bem interessante.


O que os pesquisadores imaginaram?


Eles retiraram a parte da lente dos óculos de natação de modo que o paciente poderia sentar aqui no equipamento como esse, colocar o queixo ali e o médico poderia vir para fazer a medida da pressão dentro do aro ali que está oco.


E é possível, dessa forma, medir a pressão em quem usa óculos de natação de uma forma criativa.


Vamos dizer assim. Então é uma simulação de uso na piscina.


Claro que essas pessoas estavam fora da piscina sem praticar a natação no momento dessas medidas.

Eles testaram 13 tipos de óculos de natação diferentes, com diferentes formatos, diferentes diâmetros.

E a conclusão que eles chegaram foi de que existe um aumento médio de 4,5 mm na pressão intraocular durante o uso dos óculos de natação.


E existiu uma relação também com o tamanho dos óculos de natação.

Quanto menor esse diâmetro, maior foi a variação da pressão intraocular encontrada nesse estudo.

Em conclusão, esse estudo mostrou que, embora não tenha sido feito com pessoas ali nadando, mas ele permite projetar que o uso de óculos de natação realmente aumenta a pressão intraocular.


Se você está gostando do vídeo, então deixe sua curtida e compartilhe com uma pessoa praticante de natação e que gosta de usar os óculos.


Esse segundo estudo, muito interessante, ele foi feito durante uma competição de enduro de natação, feito num rio na Polônia.


E nessa competição, eles fizeram o revezamento entre os atletas, são pessoas que não tinham glaucoma, atletas perfeitamente saudáveis, e a intenção foi verificar o efeito do exercício aeróbico mais intenso sobre a pressão intraocular.


Então, eram 500 quilômetros de distância, as equipes iam se revezando e aí, após o primeiro nadador, depois o seguinte e o seguinte, após cada nadador terminar a sua etapa, ele já saía direto para a medida da pressão.


Nesse caso, a medida foi feita com um equipamento portátil chamado de Tonopen e aí por um único examinador, para evitar as variações inter examinador, e aí suas pressões foram de fato medidas.

Esse estudo mostrou que em indivíduos do sexo masculino, mas não no sexo feminino, houve uma elevação da pressão.


Essa variação de pressão foi independentemente da idade. Ocorreu em todas as idades.


Os pesquisadores concluíram que essas elevações de pressão que ocorreram em pessoas do sexo masculino não foram importantes.


Lembre-se que esse último estudo foi feito em pessoas normais, em atletas normais.

Em conclusão, existem evidências científicas de que o uso de óculos de natação afeta a pressão intraocular.


Quanto menor é o tamanho desse diâmetro dos óculos de natação, maior é a possibilidade de elevação da pressão intraocular em indivíduos praticantes de natação.


Essa evidência aponta para uma necessidade de óculos maiores, com a área maior, sem a compressão dos olhos, dessa área mais próxima aos olhos em pessoas que têm uma tendência de elevação da pressão ocular.


Dessa forma, poderia ser reduzida a chance de elevação dessa pressão intraocular.

Se você pratica natação, é preciso você se proteger da maneira adequada. E se você tem parentes com glaucoma, o seu risco de desenvolver a doença é maior do que a população de um modo geral.


Então, faça a sua avaliação preventiva com o médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.


Além de uma avaliação cardiovascular toda vez que for iniciar a prática de esportes.


E eu lhe convido a assistir uma dessas opções de vidas que estão aqui na tela.


Gostou?


Então comente, manda pra uma pessoa que tem glaucoma e assine o canal.


A visão é o sentido mais importante do ser humano.


Um grande abraço e até a próxima!


Dados: DOI: 10.1136/bjo.2007.136754 | https://doi.org/10.5114/ko.2020.96557 | DOI: 10.4172/2155-9570.1000764 Declaração de Ética: Sou Dr Honassys, médico oftalmologista, e o canal Clínica do Olho tem o objetivo de informar as pessoas e despertá-las da importância da ajuda médica para preservar sua saúde ocular. Somos um canal independente e nossas análises são fruto de estudos e experiência clínica e cirúrgica desde 1999.

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page