Glaucoma: saiba sobre prevenção, tratamento e novas esperanças!

Atualizado: 17 de abr.

Previsão, controle e cura do glaucoma. É sobre isso que eu vou falar nesse conteúdo!

No vídeo sobre a inteligência artificial prevendo a progressão do glaucoma, a gente recebeu um comentário bem interessante de Rodrigo Oliveira. Obrigado Rodrigo gosto desses comentários assim provocativos.

Ele comentou o seguinte: "engraçado sabem prever a doença, controlar a doença mas a cura não vem engraçada essa medicina".

Olha só Rodrigo eu vou fazer aqui um paralelo entre o glaucoma e duas doenças bastante conhecidas: que são a hipertensão arterial e a diabetes.

Quando você tem uma pessoa que se torna hipertensa ou que se torna diabética quando principalmente tá ali no início da doença, algumas vezes por exemplo, a pessoa ganhou um peso a pressão subiu, o açúcar subiu e ela tem essas duas condições; depois ela perde peso, controla melhor a dieta, cuida melhor dos seus hábitos de vida, controla sua nutrição, fica muito atento ao que está comendo, ao que está bebendo, aos exercícios físicos, a fazer exposição à luz do sol a dormir melhor e algumas pessoas quando passam a ter esses hábitos positivos elas voltam a ter a sua condição de normalidade da pressão arterial e também dos níveis de açúcar e revertem a hipertensão, revertem a diabetes.

Em relação ao glaucoma, e primeiro eu vou lembrar o conceito o que que é glaucoma: é a perda progressiva das fibras que compõem o nervo óptico - numa linguagem fácil, é quando vai ferindo o nervo e as fibras vão se perdendo e essa perda é acompanhada de perda do campo visual  de fora para dentro.

O glaucoma ele é primário ou secundário. Primário é quando, nós médicos, não encontramos a causa; e o secundário é quando nós identificamos que geralmente uma outra doença provocou o glaucoma.

Antes de aprofundar nesse conteúdo eu vou lhe convidar a se inscrever no nosso grupo de autocuidados em glaucoma. O link vai estar na descrição do episódio.

Convido  você também a me seguir no Instagram seguir a Clínica do Olho no Instagram para a gente ficar mais junto, para você conhecer como é o nosso dia a dia.

Então nos glaucomas secundários nós conseguimos identificar a causa do glaucoma. Eu vou citar aqui duas condições que podem levar a essa doença e que se nós conseguirmos curar essa condição, nós interrompemos esse ciclo de perda das fibras que compõem o nervo óptico.

A primeira condição é a catarata. Quando a catarata é do tipo inchada ou então quando existe pouco espaço dentro dos olhos, quando existe pouco espaço naquela pessoa que tem o grau positivo a hipermetropia aquele grau + 3, + 4, + 5... quanto maior esse grau geralmente menor  é o tamanho do olho.

E se falta espaço, o ralo pode fechar e a pressão pode subir.

Quando nós extraímos a catarata que tá muito inchada, existe a abertura do "ralo de drenagem" e, normalmente a pressão cai.

A segunda condição é a chamada dispersão pigmentar. Esse é um glaucoma que acontece em pessoas mais jovens e que é causada pelo atrito entre a Íris e o cristalino.

E se nós conseguirmos corrigir essa condição, o glaucoma também vai ser interrompido, o seu ciclo de perda das fibras que compõem o nervo óptico.

Então se você é jovem e tem glaucoma é importante conversar com o seu médico para ver se você tem a dispersão pigmentar para que essa dispersão seja corrigida e você tenha pelo menos uma redução da evolução da perda das fibras que compõe o nervo.

Então em resumo nem toda a doença crônica é curável. A maioria dessas doenças tem controle! E quando essas doenças estão na sua fase inicial, o processo que leva o desenvolvimento da doença pode ser sim curado.

E se você tem dúvidas coloque para mim aqui nos comentários que eu vou ter satisfação em elaborar um novo conteúdo. Se você gostou desse conteúdo deixe sua curtida e compartilhe o vídeo.

A visão é o sentido mais importante do ser humano!

Um grande abraço e até a próxima.