GLAUCOMA E O USO DE CORTICOIDES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER
- Honassys Rocha
- 9 de abr.
- 1 min de leitura
O glaucoma é uma doença que causa a perda progressiva das fibras do nervo óptico, estrutura essencial para a visão. Em uma linguagem mais simples, podemos compará-lo a uma ferida que se desenvolve lentamente no nervo localizado no fundo do olho, resultando na perda do campo visual de fora para dentro.
Embora muitas vezes o glaucoma esteja associado à pressão intraocular elevada, outros fatores podem influenciar a progressão da doença. Um exemplo importante são os corticoides (ou esteroides), medicamentos usados para tratar inflamações e alergias, mas que podem ter um efeito indesejado para quem tem glaucoma. Alguns corticoides podem aumentar a pressão intraocular, acelerando a deterioração do nervo óptico. Por isso, quem tem glaucoma ou fatores de risco para a doença deve sempre consultar um oftalmologista antes de usar esse tipo de medicamento.
O acompanhamento oftalmológico regular é essencial para garantir o controle da pressão ocular e evitar danos irreversíveis à visão. Se você tem glaucoma, fique atento ao uso de medicamentos e converse com seu médico sobre as melhores opções para o seu caso.
A visão é o sentido mais importante do ser humano.
📌 Referência científica:
DOI:10.1001/archopht.1963.00960050502012
Comments