top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

É possível tratar o glaucoma sem usar colírio!

Atualizado: 20 de jun. de 2023

Imagine como seria ter #glaucoma e não ser forçado a pingar nem uma gota de #colírio.


Olá, sou o Dr. Honassys R. Rocha, Diretor Médico da Clínica do Olho.

Neste texto vou mostrar em que casos é possível ter glaucoma e não ser forçado a pingar mesmo uma única gota de colírio dentro do conhecimento científico moderno.


Temos duas possibilidades.

Número um: para aquelas pessoas que tem um glaucoma de ângulo fechado.

Neste caso, o tratamento a laser pode ser suficiente para controlar a doença. Assim que a drenagem for aberta, o problema pode ser resolvido na maioria dos casos através da #Iridotomia e técnicas de #Iridoplastia.

Número dois: para aquelas pessoas que têm o tipo mais comum de glaucoma, o glaucoma de ângulo aberto, em sua forma inicial.



Nestes casos, é possível trate-o com malha trabecular, tornando mais fácil para o líquido para escapar da #PressãoDoOlho.


E se aumentarmos essa drenagem, a pressão ocular diminui. Em pessoas que precisam de apenas um olho cair para controlar a doença, o laser seletivo #Trabeculoplastia, ou #SLT, pode eliminar a necessidade de colírios.


Em média, para cada aplicação, o efeito de redução de pressão dura cerca de um ano e meio. E esse tratamento pode ser aplicado novamente. Vou citar dois exemplos de pessoas muito próximas que se beneficiaram com estes tratamentos com #lasers de glaucoma. A primeira foi minha sogra, quem usou um colírio para o controle do glaucoma e eu apliquei Laser de Trabeculoplastia Seletiva ou SLT. Após este tratamento, dois anos atrás, ela parou de usar colírio. E o segundo caso, minha mãe…


Quer saber mais ? Clique AQUI e assista ao vídeo na integra no nosso canal no YouTube.


Texto retirado a partir do conteúdo gravado por Dr. Honassys R. Rocha Silva no canal da Clínica do Olho, no YouTube.

26 visualizações0 comentário
bottom of page