top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Qual a relação entre #vitaminad e #olhoseco ? Conheça agora!

Qual a relação entre olho seco e vitamina D?

É sobre isso que eu vou falar nesse vídeo.



Olho seco é tão frequente que tem sido divulgado na mídia geral algumas vezes e inclusive essa reportagem que você vê aqui, essas duas reportagens, (imagens disponíveis no conteúdo em vídeo publicado no Youtube) falam desse tema e eu vou falar genericamente para você entender a importância desse tema.


Eu vou lhe explicar primeiro o que é o o olho seco e aliás fique comigo até o final desse vídeo que você vai entender qual a relação entre o olho seco e a baixa vitamina D.


O olho seco é proveniente ou de uma baixa produção da lágrima ou de uma evaporação muito rápida dessa lágrima quando tá na superfície dos olhos. Um dos sintomas é a sensação de areia nos olhos algumas vezes está acompanhada de olho vermelho.


Muitas vezes também o sintoma pode ser o lacrimejamento. E você deve se perguntar: porque lacrimejar uma vez que o olho tá seco?

É que as glândulas que nós temos nas pálpebras elas produzem, elas se contraem, em resposta ao ressecamento porém é uma contração que às vezes é dolorosa e

muitas vezes excessiva.

Um exemplo frequente de olho seco é quando você tá usando o computador muito concentrado e passa a piscar numa frequência menor do que a habitual.


Agora falando um pouco sobre a vitamina D... ela é famosa pela sua relação com a mineralização óssea; ela tem inúmeras outras propriedades eu vou citar aqui algumas:

a sua relação com a imunidade. Níveis adequados de vitamina D tem sido relacionados à melhor resposta imune;

tem sido também relatado que baixos níveis de vitamina D tem relação com alguns tipos de cânceres;

e nos olhos a vitamina D tem sido bastante estudada na degeneração macular relacionada à idade, no glaucoma e também no olho seco.


A produção da vitamina D é natural e depende da exposição da pele aos raios solares.

Voltando a falar sobre o olho seco, o tratamento geralmente envolve a prescrição de lágrimas artificiais e as questões nutricionais associadas ao olho seco, para sua compensação, alguns médicos (alguns nutricionistas) trabalham com a suplementação de ômega3. E a vitamina D também tem sido estudada para melhorar sintomas de olho seco, para promover a melhoria da superfície ocular.


Tá gostando do vídeo? Deixe sua curtida e me ajude a alcançar mais pessoas.


Esse estudo, por exemplo, avaliou 40 pessoas e os parâmetros observados após um período de dose de ataque de vitamina D e seguido de uma manutenção por 24 semanas, se observou que o tempo de evaporação da lágrima aumentou e os parâmetros medidos foram melhores após a suplementação com a vitamina D do que antes da suplementação com a vitamina D e a conclusão foi que a vitamina D melhora os parâmetros testados em relação ao olho seco.


Existem alguns hábitos de vida que podem promover a melhor formação da vitamina D e por consequência melhorar sintomas de olho seco.

Eu vou dar o meu exemplo aqui, todos os dias eu tomo banho de sol aqui no horário do almoço, eu separo ali entre 10 e 15 minutos, faço a minha exposição ao sol, arregaço as mangas aqui da da minha camisa exponho o máximo de pele que eu posso fazer naquele momento ali do intervalo vou aqui pro pátio do prédio e fico ali exposto ao sol, respondendo WhatsApp, e nesse momento eu sei que eu formo vitamina D. Provavelmente você pode ver a marquinha de que eu tenho de sol que eu faço a leitura o usando esses óculos aqui.


E, em conclusão, existem evidências científicas de que a suplementação com vitamina D

ajuda a melhorar o olho seco.

Consulte o seu médico oftalmologista para ver se no seu caso existe alguma indicação.


E você tem sintomas de olho seco? Tem sensação de areia nos olhos?

Coloque para mim aqui nos comentários e eu vou fazer um  novo conteúdo a respeito.


A visão é o sentido mais importante do ser humano!

Um grande abraço e até a próxima.



 

Grupo do WhatsApp "Como Cuidar Do Glaucoma": https://chat.whatsapp.com/Jc9PENGqnB5CO7jpUPpGsQ

--------------------

Dados: DOI: 10.17795/semj39053 DOI: 10.4172/2155-9570.1000764 DOI: 10.1016/j.hemonc.2020.08.005 DOI: 10.1016/j.jfo.2020.02.016 DOI: 10.1590/S1679-45082014AO3090 DOI: 10.2310/JIM.0b013e31821b8755 DOI: 10.3390/nu9101120 DOI: 10.3390/ijms23084226 DOI: 10.1016/j.clae.2020.03.001 DOI: 10.4103/IJO.IJO_2789_22 --------------------

- Honassys Rodrigues Rocha Silva, médico oftalmologista CRM 13076 | RQE 4984

- Bacharel em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1997).

- Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Catarata, Glaucoma Retina clínica, Cirurgia Oftalmológica e Informática Médica.

- Curriculum de Dr Honassys: http://lattes.cnpq.br/0456809734826970

--------------------

Declaração de Ética: Sou Dr Honassys, médico oftalmologista, e o canal Clínica do Olho tem o objetivo de informar as pessoas e despertá-las da importância da ajuda médica para preservar sua saúde ocular. Somos um canal independente e nossas análises são fruto de estudos e experiência clínica e cirúrgica desde 1999. Gostou do vídeo? Dê um joinha e me ajude a crescer o canal! Exames complementares acessíveis em Oftalmologia: https://www.clinicadoolho.med.br

7 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page