top of page
Image by Christian Wiediger
  • Foto do escritorHonassys R. Rocha Silva

Cílios furando o olho? Conheça a #triquíase

Você já viu aqueles pelinhos, aqueles cílios, que ficam virados para dentro e acabam espetando os olhos?  Neste conteúdo eu vou falar a respeito.





A Triquíase ocorre quando um ou alguns cílios estão virados para dentro; e nessa condição, o paciente ele sente como se tivesse um corpo estranho, uma areia ou alguma coisa arranhando a superfície ocular.


Se a Triquíase estiver espetando a córnea - lembre que a córnea é o área do corpo humano que tem o maior número de nervos por milímetro quadrado, então imagine uma área que tem muitos nervos muita sensibilidade e tem um corpo estranho arranhando; então a percepção da pessoa que tem algo muito grave acontecendo e quando nós, médicos oftalmologistas, examinamos esse paciente que tá com a queixa de um arranhão muito intenso algumas vezes a gente identifica esse pelo voltado para dentro, principalmente quando a gente usa aquele colírio amarelinho e a gente percebe as áreas que ficaram arranhadas pelo cílio.


Além da sensação de corpo estranho que o paciente tem, às vezes os olhos ficam vermelhos e o paciente pode ter também lacrimejamento.


Então se você tem esse tipo de queixa consulte o mais breve possível o seu médico, a sua médica, oftalmologista para que seja confirmado o diagnóstico e seja feita a terapêutica adequada.


E falando de terapêutica, eu vou citar quatro formas de tratar a Triquíase: Primeiro é aplicação de laser. Algumas vezes nós podemos tratar o cílio fazendo o direcionamento do laser pra base do cílio e retiramos mecanicamente esse cílio ou deixamos que o cílio caia por si só. A reação inflamatória de cicatrização vai impedir que outro cílio cresça no mesmo lugar.


A segunda forma de se tratar a Triquíase é através da cirurgia convencional, cirurgia cortante, a cirurgia clássica, no qual o paciente vai para um centro cirúrgico - geralmente um centro de pequenas cirurgias - o médico oftalmologista faz a retirada tradicional.


A terceira forma é a chamada epilação de cílios que pode ser feita no consultório médico, o paciente tem uma anestesia que muitas vezes pode ser em forma de colírio, e o médico pode usar uma pinça e  retirar mecanicamente.

Normalmente quando se usa essa forma de tratamento é uma medida paliativa para impedir que o paciente continue sentindo aquelas queixas de vermelhidão e de sensação de corpo estranho.


A quarta forma de tratar a Triquíase é através da aplicação de jato de plasma. O jato de plasma é uma tecnologia mais nova e as ponteiras do aparelho elas podem ser mudadas; existem ponteiras adequadas para aplicação desse jato de plasma, dessa energia, na base do cílios e de uma forma semelhante ao efeito do laser, aquele pelo ele vai cair e não mais crescer naquela mesma área.


Um diagnóstico diferencial importante da Triquíase é o Entrópio. No Entrópio a fileira dos cílios ela fica virada para dentro e aí são vários cílios que espetam a superfície ocular e também, em muitos casos, existe a indicação de correção cirúrgica.


E você? Já teve a Triquíase ou eventualmente o Entrópio?

Coloque para mim aqui nos comentários.


E se você gostou desse conteúdo, curta e compartilhe com aquela pessoa que tem lacrimejamento ou se queixa de sensação de corpo estranho.


Será que ela tem Triquíase? Consulte o seu médico oftalmologista.


A visão é o sentido mais importante do ser humano!

Um grande abraço e até a próxima.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page