Pandemia de baixa Vitamina D.001

Pandemia de baixa VitaminaD

Tenho percebido em minha prática clínica o surgimento de pessoas com apresentações atípicas de algumas doenças, além da percepção de que houve um aumento de casos de problemas infecciosos na população que me procura para consultas. O caso mais marcante foi um adolescente que acompanho há uma década, sem precedente de doença infecciosa na área dos olhos, em quem diagnostiquei uma extensa úlcera de córnea. Desde então inclui a dosagem de Vitamina D em minha rotina diagnóstica para os casos atípicos; invariavelmente estas dosagens tem sido abaixo do mínimo normal. 
Fiz uma revisão de literatura sobre este tema e o que encontrei foi que há alguns anos a comunidade científica tem chamado atenção para este fenômeno mundial: a baixa dos níveis sanguíneos de Vitamina D, o que predispõe as pessoas a diversas situações de risco de saúde individual.

Os resumos de alguns artigos podem ser encontrados aqui, os quais utilizei como imagens ilustrativas no vídeo.

No atual contexto de pandemia de Covid-19, muito se tem falado a respeito do vírus e de como evitar o contágio. Por outro lado, pouco tenho visto sobre como fortalecer o indivíduo sob risco de contágio. Dai resolvi estudar o que existe de científico e criei esta série de vídeos no contexto da pandemia atual. Em nosso canal do Youtube disponibilizamos um vídeo com foco no indivíduo e no alerta de um ponto que precisa ser fortalecido: a baixa Vitamina D.

Agradecimentos especiais:

  1. Ao Sr Emerson Azevedo Santos pelo depoimento;
  2. aos autores das fotos, Dimitri Karastelev e Zac Durant por disponibiliza-las no Unsplash.com;
  3. à colega oftalmologista, Mariângela Suarez, pela seleção do vídeo do Dr Coimbra. 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp