maxresdefault1

Efeito da Losartana em pacientes com Glaucoma – Texto para médicos

Neste texto vou compartilhar com vocês minha experiência com pessoas com glaucoma e hipertensão arterial, especificamente em relação ao Losartana.

Então, este texto é para você, meu colega oftalmologista que lida com pacientes de glaucoma.

Então, eu vi recentemente uma certa paciente, uma mulher, de cerca de 50 anos. E estou monitorando esta paciente a cada seis meses por causa de sua história familiar de glaucoma e uma pressão em torno de 20 mmHg.

E em seu último exame, ela apresentou pressão ocular 5 mmHg menor em um dos olhos e 4 na outra. Essa diferença me chamou a atenção porque algo estava acontecendo. Eu mesmo fiz a medição e o paciente também foi submetido ao mesmo tonômetro, devidamente calibrado.

Eu particularmente uso o teste de sobrecarga hídrica e comparo picos. E, de fato, esses picos foram 5 mmHg menores em um olho e 4 mmHg menor no outro olho.

Então eu conversei com aquela senhora e identificamos que há três meses ela estava sob tratamento para sua hipertensão, que não foi tratado antes. E a droga que ela usava naquela época era a Losartana.

Em seguida, fiz a revisão bibliográfica adequada e eu observei que, desde 2000 existem algumas descrições do efeito hipotensivo ocular. Às vezes, é mencionado em conferências médicas. Mas quando vi na prática o que realmente acontece, particularmente me motivou a fazer uma revisão bibliográfica adequada, e um artigo de revisão de 2017 mostra que o Losartana é uma droga que de fato reduz a pressão intraocular e que protege da cegueira por muitas causas, incluindo glaucoma.

Então, é uma droga que, na verdade, podemos explorar o potencial de seus efeitos colaterais positivos em pacientes com glaucoma.


Quer saber mais ? Clique AQUI e assista ao vídeo na integra no nosso canal no YouTube.


Texto retirado a partir do conteúdo gravado por Dr. Honassys R. Rocha Silva no canal da Clínica do Olho, no YouTube.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp